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quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Reunião de dramaturgia (02/10)

- A dramaturgia se desenvolverá a partir de três núcleos: O apartamento com a relação mãe e filha; o da repartição pública com seus funcionários; o da astrônoma que possivelmente não se definirá em local. Vou conduzir os ensaios seguintes a partir das duas propostas de espaço (Apartamento e repartição púbica).

- Montagem e desmontagem – pode estar presente nos dois espaços fictícios: Algo quebra na repartição (tipo o sistema caiu) e os funcionários abrem um objeto inteiro para tentar identificá-lo (como um computador); A filha autista desenvolve uma relação de desmontagem com os objetos consumidos pela mãe, quando o meteoro cai e ela passa a dar atenção exclusiva para ele. Até que a mulher do meteoro vá parar na repartição pública, o que liga as duas histórias pode ser essa noção de montagem/desmontagem.

- Alguns assuntos como consumo, lixo, corrupção, dinheiro, desenvolvimento tecnológico estão inquietando o Tomás. Ele sugeriu que a mulher do meteoro pode produzir muito lixo (principalmente tecnológico) e ir sujando o placo ao longo da peça, a filha desmonta os objetos largados pela mãe. O lixo pode permanecer acumulando ao longo das cenas transitando em espaços diferentes da ficção (ex. um lixo é jogado pela mãe durante uma cena no apartamento e varrido pela personagem da Bruna na repartição). Dando a entender que no final das contas estamos dividindo o mesmo espaço, mínimo diante o tamanho do universo.

- Vamos enxugar as composições de acordo com as necessidades. Não precisamos de mais uma composição individual porque não é interessante para o Tomás que os atores fechem um personagem logo. Vamos propor possibilidades e o Tomás vai definindo ao longo da produção do texto, em função do rumo da história. O Tomás me perguntou se eu vejo problema em ter mais personagens que atores, adorei a idéia. Pensamos que o Fred, Clara e Bruna (que ainda não têm personagens) podem transitar pela história (apenas possibilidades levantadas). Faremos a próxima composição em duplas e um trio. Para a dupla Elisa+Juliana, e o trio Clara+Bruna+Cacá vamos aprofundar os espaços e as situações já definidas na dramaturgia. Para desenvolver o núcleo da história da astrônoma (o mais indefinido em ação) e também a possibilidade dos atores transitarem entre personagens, decidi juntar o Fred com a Natália na composição. O Fred é um ator com olhar encenador, ele pode ajudar a Natália a desenvolver a idéia da personagem em movimento. Tomás sugeriu de o Fred assumir uma posição de autoridade para confrontar as opiniões da personagem da Natália. O embate de idéias vai ser a base da composição.

- Em relação à estrutura da dramaturgia conversamos sobre várias possibilidades: desenvolver um diálogo entre mãe e filha que intercala fala e pensamento (até eu o momento em que se misturam), representando a incomunicabilidade da relação. Essa estrutura pode ser levantada em jogo, e pedirei como regra para a segunda composição da Juliana com a Elisa; outra idéia do Tomás é começar a peça na repartição, dentro da previsibilidade humana, para depois abrir para o universo, os absurdos da vida (o meteoro que cai e a astrônoma que capta sinais de E.Ts).

- É possível que a personagem da Cacá, funcionária pública, não se apresente como uma E.T no início da peça. Exercendo apenas um olhar extra cotidiano sobre a repartição. O ambiente urbano pode estar contido nessa repartição: trajetórias individuais, diálogos entrecortados, simultaneidade, gestos, vícios, hábitos... Tomás me apresentou uma idéia linda, da funcionária E.T começar a peça sozinha, executando uma trajetória, de forma esquisita quase mecânica, de gestos, ações, movimentos que são repetidos inúmeras vezes nessa repartição.

- Outra aposta para os próximos ensaios vai ser o trabalho com objetos. No final das primeiras composições individuais vou passar as regras das novas composições, e pedir para os atores fazerem uma seleção de objetos para o ensaio do dia 13/10. A seleção de objetos deverá ser pensada em função da repartição pública, e do apartamento (que inclui o lixo tecnológico consumido pela mãe).


- Eu e Tomás combinamos que no ensaio do dia 27/10, ele vai levar um material dramatúrgico para lermos juntos (escolhemos o dia que todos os atores estarão presentes). A partir dai jogaremos com textos, fragmentos, situações, diálogos trazidos por ele. 

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