-
A dramaturgia se desenvolverá a partir de três núcleos: O apartamento com a
relação mãe e filha; o da repartição pública com seus funcionários; o da
astrônoma que possivelmente não se definirá em local. Vou conduzir os ensaios
seguintes a partir das duas propostas de espaço (Apartamento e repartição
púbica).
-
Montagem e desmontagem – pode estar presente nos dois espaços fictícios: Algo
quebra na repartição (tipo o sistema caiu) e os funcionários abrem um objeto
inteiro para tentar identificá-lo (como um computador); A filha autista
desenvolve uma relação de desmontagem com os objetos consumidos pela mãe,
quando o meteoro cai e ela passa a dar atenção exclusiva para ele. Até que a
mulher do meteoro vá parar na repartição pública, o que liga as duas histórias
pode ser essa noção de montagem/desmontagem.
-
Alguns assuntos como consumo, lixo, corrupção, dinheiro, desenvolvimento
tecnológico estão inquietando o Tomás. Ele sugeriu que a mulher do meteoro pode
produzir muito lixo (principalmente tecnológico) e ir sujando o placo ao longo
da peça, a filha desmonta os objetos largados pela mãe. O lixo pode permanecer
acumulando ao longo das cenas transitando em espaços diferentes da ficção (ex.
um lixo é jogado pela mãe durante uma cena no apartamento e varrido pela
personagem da Bruna na repartição). Dando a entender que no final das contas
estamos dividindo o mesmo espaço, mínimo diante o tamanho do universo.
-
Vamos enxugar as composições de acordo com as necessidades. Não precisamos de
mais uma composição individual porque não é interessante para o Tomás que os
atores fechem um personagem logo. Vamos propor possibilidades e o Tomás vai
definindo ao longo da produção do texto, em função do rumo da história. O Tomás
me perguntou se eu vejo problema em ter mais personagens que atores, adorei a
idéia. Pensamos que o Fred, Clara e Bruna (que ainda não têm personagens) podem
transitar pela história (apenas possibilidades levantadas). Faremos a próxima
composição em duplas e um trio. Para a dupla Elisa+Juliana, e o trio Clara+Bruna+Cacá
vamos aprofundar os espaços e as situações já definidas na dramaturgia. Para
desenvolver o núcleo da história da astrônoma (o mais indefinido em ação) e
também a possibilidade dos atores transitarem entre personagens, decidi juntar
o Fred com a Natália na composição. O Fred é um ator com olhar encenador, ele
pode ajudar a Natália a desenvolver a idéia da personagem em movimento. Tomás
sugeriu de o Fred assumir uma posição de autoridade para confrontar as opiniões
da personagem da Natália. O embate de idéias vai ser a base da composição.
-
Em relação à estrutura da dramaturgia conversamos sobre várias possibilidades:
desenvolver um diálogo entre mãe e filha que intercala fala e pensamento (até
eu o momento em que se misturam), representando a incomunicabilidade da
relação. Essa estrutura pode ser levantada em jogo, e pedirei como regra para a
segunda composição da Juliana com a Elisa; outra idéia do Tomás é começar a
peça na repartição, dentro da previsibilidade humana, para depois abrir para o
universo, os absurdos da vida (o meteoro que cai e a astrônoma que capta sinais
de E.Ts).
-
É possível que a personagem da Cacá, funcionária pública, não se apresente como
uma E.T no início da peça. Exercendo apenas um olhar extra cotidiano sobre a
repartição. O ambiente urbano pode estar contido nessa repartição: trajetórias
individuais, diálogos entrecortados, simultaneidade, gestos, vícios, hábitos...
Tomás me apresentou uma idéia linda, da funcionária E.T começar a peça sozinha,
executando uma trajetória, de forma esquisita quase mecânica, de gestos, ações,
movimentos que são repetidos inúmeras vezes nessa repartição.
-
Outra aposta para os próximos ensaios vai ser o trabalho com objetos. No final
das primeiras composições individuais vou passar as regras das novas
composições, e pedir para os atores fazerem uma seleção de objetos para o
ensaio do dia 13/10. A seleção de objetos deverá ser pensada em função da
repartição pública, e do apartamento (que inclui o lixo tecnológico consumido
pela mãe).
-
Eu e Tomás combinamos que no ensaio do dia 27/10, ele vai levar um material
dramatúrgico para lermos juntos (escolhemos o dia que todos os atores estarão
presentes). A partir dai jogaremos com textos, fragmentos, situações, diálogos trazidos
por ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário